Nexa busca por soluções na 8ª edição do Mining Lab Challenge

Programa está com inscrições abertas até 12 de junho para desafios em economia regenerativa, legado positivo, produtividade e segurança

Por Conexão Mineral 17/05/2023 - 21:44 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa busca por soluções na 8ª edição do Mining Lab Challenge
O edital completo está disponível para download no site do programa Mining Lab

Estão abertas as inscrições para o Mining Lab Challenge, programa de inovação aberta da Nexa, que busca por soluções e inovações tecnológicas voltadas aos desafios enfrentados pela companhia, dentro da indústria de mineração e metalurgia. Nesta edição, empresas e startups podem participar inscrevendo suas soluções para os 6 desafios lançados nas temáticas de: economia regenerativa, legado positivo e produtividade e segurança. As inscrições podem ser realizadas até 12 de junho, no site do Mining Lab Challenge 

O Mining Lab Challenge, que está na sua 8ª edição, tem o objetivo de identificar soluções provenientes do ecossistema global de inovação para desafios ligados à temas estratégicos relevantes para Nexa e que possuam nível médio de maturidade ou com capacidade de serem testadas, customizadas e potenciadas para as necessidades da companhia nos médio e longo prazos. 

“O Mining Lab Challenge é uma oportunidade para amplificarmos o ecossistema de inovação da Nexa e conhecermos os soluções que possam ser desenvolvidas para o setor mineral. Ao buscarmos soluções que podem ser implantadas nos médio e longo prazos, fazemos com que nossas operações atuem alinhadas às nossas metas e estratégias ESG até 2050”, destaca Caio Van Deursen, gerente de Inovação da Nexa Resources.

Confira os seis desafios propostos pelo Mining Lab Challenge 2023:

Temática: Economia Regenerativa

Soluções de Economia Circular para Aripuanã: esse desafio busca por soluções voltadas para os rejeitos, que são compostos de dolomita e talco, e que, atualmente, se encontram sem uso na unidade de Aripuanã (Mato Grosso). Nesse sentido, o Mining Lab Challenge procura por rotas tecnológicas, comerciais e por empreendedores dispostos a aproveitar esta oportunidade, transformando esses resíduos em novos produtos. É importante que as propostas apresentem uma rota tecnológica para o material de Aripuanã que seja viável tecnicamente e economicamente e um plano para testá-la em escala laboratorial e/ou piloto.

Temática: Legados Positivos

Desenvolvimento Local e Social: o proposito deste desafio é buscar por oportunidades e iniciativas que contribuam com o desenvolvimento econômico sustentável dos territórios onde a Nexa está presente. Dentro do pilar de atuação social, a companhia tem o compromisso de capacitar jovens e adultos, visando inserção no mercado de trabalho. Procura-se por ferramentas capazes de realizar o acompanhamento/monitoramento das pessoas capacitadas, e sua posterior entrada no mercado de trabalho, de forma simples, didática e não onerosa ao usuário, garantindo a validade da informação, constância da atualização dos dados, para que seja possível avaliar o impacto das capacitações. 

Temática: Produtividade e Segurança

Gestão de Tubulações e Tanques: tem como foco melhorar a gestão de tubulações e tanques, monitorando as suas condições, gestão, operação, manutenção e implementando melhorias que previnam seu entupimento com incrustações e eliminando o uso de hidrojato.

Produtividade e Disponibilidade de Frota: desafio busca por uma solução que possibilite a análise mais assertiva e rápida dos dados que a operação já tem disponível, como, por exemplo, planejamento diário, blocos alvo, plano de produção, metas diárias, produção de ROM e despacho. Fornecendo aos operadores inputs a partir de uma análise de dados mais refinada, embasando as tomadas de decisões, para que sejam mais rápidas e assertivas. 

Análise por Imagem: busca-se, por aplicações da tecnologia de análise de imagens, seja no espetro visível, infravermelho ou ultravioleta. Como foco na coleta dados em larga escala, identificando tendências em alto nível de detalhe, com rápida e fácil instalação, baixa necessidade de energia e banda para a transmissão dos dados. Um foco principal do desafio é encontrar soluções para aumentar a produção de zinco em áreas como ustulação e eletrólise, além de alternativas que aumentem a produtividade e a segurança das operações.

Instrumentação a Baixo Custo: objetivo é encontrar alternativas baratas para instrumentos caros, inclusive com novas abordagens de medições. Como exemplo, alternativas a sensores que fornecem informação de teor e dureza na britagem/moagem, medidores de granulometria em peneiras, inspeção da condição das correias transportadoras, entre outros.